TV Jaguar

Postado em 30/11/2018 às 17:50:00

compartilhar

"Diálogo da Carnaúba" garante condição de segurado aos extratores da cera da carnaúba.

"Diálogo da Carnaúba" garante condição de segurado aos extratores da cera da carnaúba.

Na sexta-feira 30 de outubro, aconteceu no auditório do Centro Vocacional Tecnológico de Russas, mais um encontro "Diálogos da Carnaúba", uma realização da Associação Caatinga, através do programa Carnaúba Sustentável, com o apoio do Sindcarnaúba, e empresários do ramo de exportação da cera de carnaúba, onde foi discutido e apresentado melhorias para a cadeia produtiva da Carnaúba.

Na pauta 03 temas foram abordados: Uso de EPI, pelos trabalhadores na extração da palha da Carnaúba, com Sadino Silva da Associação Caatinga; Aposentadoria rural na categoria de segurado especial, com Igor Cavalcante, representando o INSS; Regularização do trabalho e emprego no seguimento rural, com Ivoniza Holanda do SENAI/SENAR.

A maior parte das discussões se concentraram na questão do registro legal da mão de obra contratada para a extração da palha, onde os trabalhadores e também os empregadores temiam perder a condição de segurado especial do INSS, e consequentemente as garantias e direitos adquiridos, como por exemplo a aposentadoria com 60 anos de idade.

Sobre esse tema, Igor Cavalcante, representando o INSS na reunião, explicou que pela atual legislação, o segurado especial pode trabalhar com a carteira de trabalho registrada, de forma continua ou intercalada, em período de entressafra ou do defeso, por até 120 dias, sem risco de perda da condição de segurado especial do INSS, desde que o trabalho registrado, seja também na área rural.

Respondendo aos questionamentos de nossa reportagem, Edgar Gadelha, presidente do Sindcarnaúba, da Câmara Setorial da Carnaúba e da FIEC. Enalteceu o evento como sendo o maior voltado ao ciclo produtivo da carnaúba, considerando que a cera ainda é uma das riquezas do Brasil, figurante entre o sexto ou sétimo produto mais exportado do país, que só tende a melhorar com as novas tecnologias aplicadas a produção e qualificação no setor.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também