TV Jaguar

Postado em 05/07/2016 às 05:00:00

compartilhar

Alerta de ferias da Coelce: Pipas podem causar acidentes e interrupções de energia

Alerta de ferias da Coelce: Pipas podem causar acidentes e interrupções de energia
Divulgação

O mês de férias é um dos mais esperados pela garotada, afinal, é quando as crianças podem aproveitar os momentos livres. As brincadeiras ganham mais espaço no dia a dia, seja em casa ou perto dela, portanto, alguns cuidados básicos em relação à rede elétrica devem ser tomados. 

É necessário orientar as crianças sobre os riscos de brincar com pipa perto dos fios da rede elétrica. O passatempo pode gerar graves acidentes, além de provocar o desligamento da rede de energia elétrica, causando prejuízos à população. Em 2016, de janeiro a junho, as pipas foram responsáveis por 277 ocorrências na rede, afetando 77.313 unidades consumidoras. Já em 2015, a Coelce registrou, durante o ano todo, 1109 ocorrências, nas quais afetaram 330895 famílias. 

[bannernoticia-3]

Na terça-feira (5), a partir de 15 horas, para orientar os pais e as crianças, a Coelce vai realizar uma palestra, em parceria com a Associação Familiar do Parque Água Fria, sobre cuidados com pipas e segurança com energia no antigo prédio do Projeto Familiar do Jardim São Paulo, localizado na Rua Alpinópolis, número 323, bairro Água Fria. 

Na capital, o maior número de casos ocorreu na Barra do Ceará, seguido dos bairros Bom Sucesso, Parangaba, Pici, Bom Jardim, Mondubim, Água Fria, Presidente Kennedy, Dias Macedo e Jurema. 

Dicas 

· Soltar pipas perto da rede elétrica é muito perigoso. Elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.

· Por estes motivos, os pais devem orientar seus filhos a não encostar em qualquer objeto estranho que esteja pendurado à rede elétrica como fios, pipas, entre outros.

· O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.

· A população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.

 

 

Fonte: Tv Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também