TV Jaguar

Postado em 26/12/2018 às 18:00:00

compartilhar

Ir à feira para comprar broas e fogosas na noite de natal é uma tradição antiga que resiste aos tempos modernos.

Ir à feira para comprar broas e fogosas na noite de natal é uma tradição antiga que resiste aos tempos modernos.

Visitar a feirinha das broas e das fogosas na noite de natal é hábito comum entre os limoeirenses, em uma tradição que se repete por muitas décadas no período natalino. Em um espaço reservado no centro da cidade, os feirantes começam a montar suas barracas logo na manhã do dia 24 de dezembro para participarem da tradicional feira das burundangas, ou feira das broas e das fogosas.

No local são vendidas iguarias típicas da região, a exemplo das fogosas, broas, pé-de-moleque, e grude. Produtos fabricados de forma artesanal por famílias que, durante o período das festas de fim de ano, trabalham em conjunto por vários dias, na confecção dos produtos para serem comercializados na noite que antecipa a noite de natal, confirmando assim o resgate da cultura e da tradição que se mantém viva por longas décadas, mesmo com o avanço da tecnologia e da modernidade.

No ramo há mais de 25 anos, Antônio das Broas, expressa sua satisfação por estar dando continuidade em uma história que começou pelo seu avô, e foi sequenciada pelo seu pai, e atualmente por ele, e que todos os anos, na noite de natal costuma montar sua barraca no centro da cidade para comercializar produtos, como pé de moleque, fogosa, broas, bolo de milho, dentre outros que fazem parte da cultura e da tradição dos limoeirenses.

Seu Antônio fez questão de observar que a cidade de Limoeiro do Norte é a única do Vale Jaguaribano que tem tradição de realizar a feira desses produtos no período do natal. Para o radialista Paulo Augusto Noronha, a feirinha das broas e das fogosas na noite de natal no centro de Limoeiro do Norte, faz um resgate à cultura e às tradições populares dos limoeirenses, além de oportunizar as gerações futuras, momentos bons vividos pelos mais velhos. Noronha defende a ideia de que o poder público disponibilize o apoio necessário para que a tradição seja mantida.

Natural do estado de São Paulo, Roberto Oliveira disse que já havia visitado a feirinha das broas e das fogosas em outras oportunidades, e destacou a importância de se manter viva a tradição da feirinha anualmente na noite de natal em Limoeiro do Norte.

Regilberto Reis também considerou importante a realização da feira das broas e das fogosas na noite de natal. De acordo com o servidor público, a feirinha se destaca pelo fato de manter uma tradição que vem passando de geração em geração, além de ser um momento onde os limoeirenses têm a oportunidade de rever amigos de infância, e conterrâneos que moram em outros estados, que aproveitam as festas do final de ano para visitar a terra natal.

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também