TV Jaguar

Postado em 04/01/2019 às 19:00:00

compartilhar

Cultura Popular: Grupos de reisados mantém viva a tradição da Folia de Reis

Cultura Popular: Grupos de reisados mantém viva a tradição da Folia de Reis

Em Limoeiro do Norte, é comum nas noites que antecedem o dia 06 de dezembro, data em que se comemora o Dia de Reis, encontrar pelas ruas, grupos de pessoas que saem de porta em porta pedindo oferenda e entoando cânticos bíblicos em alusão aos três reis magos, que são: Baltazar, Melquior (Belquior) e Gaspar.

Origem
A história conta que a Folia de Reis, também conhecida como Reisado, é uma festa popular brasileira de caráter religioso (católico). Também considerada de caráter folclórico (espécie de folguedo), ela é realizada entre o período do Natal até o Dia de Reis (6 de janeiro).

Na Folia de Reis, grupos organizados de pessoas saem pelas ruas da cidade, visitando as casas, tocando músicas populares e entoando cânticos bíblicos, em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus. Junto com os músicos vão pessoas vestidas com roupas de personagens ligados ao tema da festa.

Alguns aspectos tradicionais da Folia de Reis, foram trazidos para o Brasil no final do período colonial, (provavelmente no começo do século XIX), pelos portugueses. Porém, de acordo com estudiosos da cultura popular, esta festa tem sua origem na Espanha. Na religião católica, a Folia de Reis é celebrada com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior - ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também