TV Jaguar

Postado em 08/02/2019 às 16:15:00

compartilhar

VII Festival Internacional de Folclore do Ceará recebe Certificado de Reconhecimento IOV-UNESCO

VII Festival Internacional de Folclore do Ceará recebe Certificado de Reconhecimento IOV-UNESCO

A abertura do VII Festival Internacional de Folclore do Ceará foi marcada por muitas emoções, a maior delas a outorga de certificação realizada pelo presidente IOV Secção Brasil e Diretor Executivo da IOV Continente América, Clerto Vieira, à coordenadora do Festival, Sheila Fernandes.

O certificado é um selo de qualidade internacional que atesta que o Festival atende a todos os quesitos baseados nos melhores festivais do mundo. “A partir do ano da chancela, o Festival passa a fazer parte também do calendário dos melhores festivais da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares como um festival respeitado, confiável e de qualidade internacional, tendo intercâmbio com outros festivais e eventos de cultura popular IOV em 150 países”, explica Clerto.

O momento foi seguido pelas coroações das Rainhas dos Maracatus Az de Ouro, Nação Baobab, Nação Iracema, Vozes da África, todos de Fortaleza, e Nação Jaguaribe, de Limoeiro do Norte. Seis grupos, dentre os 10 participantes, se apresentaram na primeira noite de Festival. O primeiro dia do VII Festival Internacional de Folclore do Ceará contou, ainda, com atividades educativas e formativas com as ações Educar com Folclore, na qual os grupos convidados foram a escolas da rede de ensino municipal interagir e mostrar parte das suas tradições aos estudantes da região, e o Seminário Saberes e Fazeres Culturais, que discutiu os segmentos e concepções do folclore enquanto tradição.

Nesta sexta, a programação continua contemplando as trocas de saberes entre os grupos e a comunidade nas cidades de Limoeiro do Norte, Alto Santo, Quixeré e Tabuleiro do Norte, além de se ampliar com o Folclore Itinerante, que irá realizar programação noturna paralela à do palco principal, em Limoeiro do Norte, na cidade de Morada Nova, ambas com apresentações dos grupos a partir das 19h30.

Em Morada Nova, na Avenida Manoel Castro Filho, haverá nova coroação das Rainhas dos Maracatus, seguida dos grupos Paraguay Ete Villa Elisa (Paraguai), Oré Anacã (Fortaleza) e Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada – PE). Já em Limoeiro, as apresentações serão realizadas pelos grupos Apolo de Danças Gregas (São Paulo – SP), Grupo Parafolclórico Asa Branca (Belém – PA), Tropa de Danças Regionais (Joca Claudino – PB) e Companhia de Ritmos e Danças Populares – Cordapés (Fortaleza), no Ginásio Coberto Diocesano Padre Anchieta.

No sábado, em Limoeiro do Norte, a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) recebe as oficinas de intercâmbio cultural entre os grupos participantes com os temas Carimbó, Xaxado, Forró e Maracatu, enquanto Russas recebe vivências culturais e a oficina Corpo Brincante. Às 19h, a Academia Limoeirense de Letras abre suas portas para o lançamento do livro “Lampião e o Sertão do Pajeú” e exibição do curta-metragem “Lampião e o Fogo da Serra Grande”, ambos de autoria de Anildomá Willans de Souza, da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

O VII Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma realização da EnCena Produções em parceria com as Prefeituras Municipais de Limoeiro do Norte e de Morada Nova, Colégio Diocesano Padre Anchieta, Academia Limoeirense de Letras, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / FAFIDAM, Brisanet, Doces Limoeiro e Multiplac; apoio do Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore e Associação Txai Cultura e Arte; e promoção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares. O Festival tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual). Agradecimentos à Enel.

Mais informações sobre a Programação Completa em: http://www.festivaldefolcloredoceara.com.br/

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também