TV Jaguar

Postado em 06/03/2019 às 17:00:00

compartilhar

Estudantes do IFCE promovem campanha de doação de sangue em Tabuleiro do Norte

Estudantes do IFCE promovem campanha de doação de sangue em Tabuleiro do Norte

O Hemoce estará, no próximo dia 9 de março, no IFCE, campus Tabuleiro do Norte, para a segunda edição da campanha de doação de sangue promovida pelos estudantes do curso técnico em Administração. Na primeira edição, em junho do ano passado, a campanha contou com uma ampla adesão da comunidade tabuleirense. Neste ano, o atendimento será das 7h30 às 14h30, com distribuição das senhas a partir das 7h. A mobilização acontece logo após o feriadão de Carnaval, um dos períodos mais críticos do ano, em virtude do quantitativo de acidentes no trânsito.

Para realizar a doação de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter descansado na noite anterior, pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos). O doador deve apresentar um documento oficial de identificação com foto. No caso de menores de idade, é necessário imprimir e preencher um termo de consentimento (clique aqui), o documento deve ser assinado pelo responsável legal.

Antes da coleta de sangue, o doador é direcionado para uma sala onde é feito o cadastro. Em seguida, há a pré-triagem, momento no qual serão verificados a pressão arterial, a temperatura, o peso e a dosagem de hemoglobina. Logo após, o doador passa pela triagem clínica, que consiste numa entrevista individual e sigilosa. Há ainda um lanche, a fim de melhorar os níveis de glicemia e de hidratação do doador. Conforme o Hemoce, o volume máximo de sangue colhido é de 450ml e a duração da doação é de, em média, 10 minutos.

Para os doadores recorrentes, é necessário observar o intervalo entre as doações. Para os homens, podem ser realizadas até quatro doações por ano, com um intervalo de dois meses. Já as mulheres podem realizar até três doações por ano, observando o intervalo de três meses.

Além de doar sangue, o Hemoce também vai disponibilizar o serviço de cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea. Para isso, o doador deverá assinar um termo de consentimento, que autoriza a retirada de uma pequena quantidade de sangue. A amostra coletada será analisada para identificar as características genéticas e possível compatibilidade com pacientes que necessitam de transplante de medula.

Conforme os organizadores da campanha, trata-se da primeira visita do Hemoce a Tabuleiro do Norte em 2019. Para atrair a comunidade, haverá oferta de serviços de beleza, como higienização facial de pele e massagem corporal, além de transporte entre o centro da cidade e o campus do IFCE.

 

 

Fonte: Tv Jaguar /ASCOM IFCE

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também