TV Jaguar

Postado em 06/03/2019 às 16:15:00

compartilhar

Clube da Bengala: mais de 60 anos de tradição do carnaval da família Castro de Limoeiro do Norte.

Clube da Bengala: mais de 60 anos de tradição do carnaval da família Castro de Limoeiro do Norte.

De acordo com Iolandra Castro, a história dos carnavais da Família Castro começou a partir do tio dela, que era apaixonado por carnaval, tendo o mesmo, por vários anos, desfilado como Rei Momo do carnaval de Limoeiro do Norte. Segundo a professora Iolanda, no ano de 1957, a Associação Cultural da cidade, clube que realizava as festas de carnaval não promoveu o evento e o Tio Luís, como era conhecido, tomou a decisão de realizar o carnaval na casa do seu pai. Daí em diante, todos os anos a família tem mantido a tradição de realizar o carnaval, surgindo então Clube das Bengalas.

A reportagem da Tv Jaguar também conversou com a Professora aposentada Luzanira Castro, atual proprietária da residência da família Castro, atual Clube da Bengala, que afirmou o surgimento do nome Clube da Bengala ter sido denominado pelo então Padre Pitombeira. 

Assíduo frequentador dos carnavais na residência da família Castro, acrescenta Luzanira, certo dia o padre estava em uma das noitadas carnavalescas, cujas festas sempre contou com um grande número de pessoas idosas, e em uma brincadeira assim falou. Próximo ano vamos vir todos de bengala. Daí então o nome Clube da Bengala, que vem dando continuidade a uma tradição que já perpassam mais de seis décadas.

Há mais de duas décadas participando do tradicional carnaval da família Castro/Holanda, Lúcio Ney afirma que guarda boas recordações dos carnavais do Clube da Bengala e que tem feito de tudo para se fazer presente a cada ano, daquele evento que já está marcado na história do carnaval da cidade de Limoeiro do Norte. Lúcio Ney fez questão de salientar que já chegou a ser eleito Rei do carnaval do Clube da Bengala.

Tradicionalmente, a abertura do tradicional Carnaval do Clube da Bengala começa ás 16:00 horas do sábado de carnaval com apresentação da orquestra e o esquenta do carnaval, embalado ao som das tradicionais marchinhas de carnaval. Até quarta-feira de cinzas é só alegria e muita folia entre os foliões do Clube da Bengala.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também