TV Jaguar

Postado em 28/03/2019 às 11:20:00

compartilhar

Cidades do Vale do Jaguaribe, Central, Inhamuns e Cariri são as que registram maiores chuvas de quinta.

Cidades do Vale do Jaguaribe, Central, Inhamuns e Cariri são as que registram maiores chuvas de quinta.

As regiões Vale do Jaguaribe, Sertão Central e Sertão dos Inhamus receberam boas chuvas entre a quarta-feira (27) e esta quinta-feira (28), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 09h35. Essas regiões historicamente registram poucas precipitações.

Na terça-feira (26), a meteorologista da Funceme, Meiry Sakamoto, reforçou a importância dessas regiões de terem chuvas nos próximos dias para melhorar a situação dos reservatórios localizados nestas regiões.

“Estamos precisando de chuva. Os nossos reservatórios, os principais ainda estão em situação bastante crítica do ponto de vista de volume de água e como não está chovendo muito no Sul do Estado na Região do Cariri, Bacia do Salgado, Alto do Jaguaribe, está prejudicando o aporte de água tanto no Orós como no Castanhão”, disse.

No Sertão dos Inhamuns choveu em 26 municípios monitorados pela Funceme. A maior precipitação ocorreu em Araripe com 57,8 milímetros. Em seguida Iguatu com 51,0 milímetros, Solonópole (47,2 milímetros) e Milhã (46,0 milímetros).

Já no Vale do Jaguaribe, onde estão concentrados os dois principais açudes do Ceará, o Castanhão e o Orós, foi computado chuvas em 21 cidades. Destaque para Quixeré (63,0 milímetros), Jaguaribe (50,6 milímetros), Ererê (50,0 milímetros) e Russas (46,0 milímetros).

Outra região que recebeu bom volume de chuva foi a do Cariri. As chuvas do primeiro mês da quadra chuvosa superaram a média histórica em todas as macrorregiões do Ceará, menos no Cariri. Os 109,5 milímetros (mm) observados na região apresentaram desvio negativo de 30,6% com relação à média histórica de fevereiro, que é de 157,7 mm.

No observado nas últimas 24 horas, choveu em 24 cidades. Maior registro foi em Abaiara com 102,0 milímetros. Depois aparecem Crato (75,0 milímetros), Milagres (64,8 milímetros), Santana do Cariri (62,8 milímetros) e Altaneira (59,0 milímetros).

As chuvas atingiram pelo menos 133 municípios cearenses. A maior chuva em Fortaleza foi anotada no Posto da Água Fria com 29,0 milímetros.

 

 

Fonte: Tv Jaguar/G1

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também