TV Jaguar

Postado em 29/03/2019 às 16:45:00

compartilhar

Região dos dois principais açudes, Vale do Jaguaribe registra as maiores precipitações do Ceará.

Região dos dois principais açudes, Vale do Jaguaribe registra as maiores precipitações do Ceará.

A Região do Vale do Jaguaribe, local onde estão localizados os dois maiores açudes do Ceará, foi a segunda região que mais registrou precipitações no intervalo entre a quinta-feira (28) e esta sexta-feira (29), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado às 09h28.Apesar das chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 3,62% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,23% do volume máximo., segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).No Vale do Jaguaribe foram computadas chuvas em 19 cidades. Destaque para Jaguaruana (80 milímetros), Russas (75 milímetros), Jaguaretama (55 milímetros) e Morada Nova (46 milímetros).O Sertão dos Inhamuns mais uma vez recebeu boas precipitações. Choveu em 23 municípios monitorados pela Funceme. A maior ocorreu em Mombaça com 34 milímetros. Em seguida, Santa Quitéria, com 30,4 milímetros, Crateús (29 milímetros) e Quiterianópolis (29 milímetros).

As chuvas atingiram pelo menos 117 municípios cearenses. A maior chuva de Fortaleza ocorreu no Posto de Água Fria com 24 milímetros. Nas últimas 24 horas, todas as macrorregiões tiveram registros de precipitações. Entre os maiores acumulados estão Granja (95 mm), Jaguaruana (80 mm), Marco (75,2 mm), Russas (75 mm) e Moraújo (62 mm).

Chuvas de março deste ano melhores do que 2018.O acumulado de chuvas neste mês já é maior que o registrado em março de 2018. Apesar de ainda não ter atingido a média, o observado até o dia 27 é de 197,3 mm, contra 127,8 mm do ano passado.

O mês ainda não terminou e as chuvas continuar a banhar o Ceará. O volume acumulado é bem próximo à média climatológica, que é 203,4 milímetros. As chuvas têm sido provocadas, principalmente, pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor nesta época do ano, reforça a gerente de Estudos e Pesquisas em Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Previsão para os próximos dias Para esta sexta (29), a previsão é de céu nublado com chuva em todas as macrorregiões. Para o sábado (30) e domingo (31) a Funceme aponta, neste momento, nebulosidade variável com eventos de chuva também em todas as macrorregiões.

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar/G1 CE

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também