TV Jaguar

Postado em 01/04/2019 às 17:00:00

compartilhar

Conheça a programação da IX Semana Zé Maria do Tomé:

Conheça a programação da IX Semana Zé Maria do Tomé:

Movimento 21, Cáritas Diocesana, FAFIDAM/UECE, LECAMPO/MAIE/UECE, MST, TRAMAS/UFC, NATERRA/UECE, CSP CONLUTAS, EFA JAGUARIBANA, OPA, CPT, STTR Apodi, Pastorais Sociais, Fórum de Convivência com o Semiárido do Vale do Jaguaribe, STTR Limoeiro do Norte, Acampamento Zé Maria do Tomé e parceiros, estão se mobilizando para a realizar de 29 de abril a 5 de maio de 2019, os atos e movimentos alusivos a “IX Semana Zé Maria do Tomé”, e aniversário de 5 anos de resistência do Acampamento Zé Maria do Tomé, encravado na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte.

O evento tem como Tema: “Da luta por direitos ao direito de lutar: re-existências do Vale do Jaguaribe”. E segue a seguinte programação:

29 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA). 18h30: Mística e abertura da IX Semana Zé Maria do Tomé. Registro dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
19h00: Cine-Debate “Doce Veneno (Sweet Venon)”. Debatedores: Melquíades Júnior e Waleska Santiago. Mediador: João Rameres. Local: Cinema do Supermercado Pinheiro (Limoeiro do Norte).

30 DE ABRIL (TERÇA-FEIRA). 08h00: Pátio da FAFIDAM/UECE Feira de Agroecologia e Economia Solidária do Acampamento Zé Maria do Tomé.

14h00: Auditório da FAFIDAM/UECE: Mesa redonda: Direito à terra e ao território. Diego Pessoa (Resistências do trabalho ao agrohidronegócio no semiárido nordestino). Leandro Cavalcante (Cartografia da concentração de terra pelo agronegócio no Baixo Jaguaribe). Mediadora: Camila Dutra.
19h00: Auditório da FAFIDAM/UECE: Mesa-redonda Direito à justiça social: Cláudio Silva (Justiça para Zé Maria do Tomé e Vanderlei Matos). Vitor Santos (A luta e resistência da Comunidade Quilombola do Cumbe). Representação do MST (Direitos dos povos do campo na luta pela terra). Mediadora: Lucenir Chaves.

01 DE MAIO (QUARTA-FEIRA). 16h00: Concentração no local do assassinato de Zé Maria e caminhada até o Tomé. Romaria da Chapada: Coletivo de lutas marchando em defesa da vida, da terra e da água e cobrando justiça pelo assassinato de Zé Maria do Tomé
19h00: Celebração na Igreja da comunidade do Tomé (Limoeiro do Norte/Quixeré)

02 DE MAIO (QUINTA-FEIRA). 08h00 às 16h00: Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé (Comunidade dos Currais – Tabuleiro do Norte). Direito ao Semiárido: I Encontro de Agricultores/as Experimentadores/as do Vale do Jaguaribe. Mediação: Representação do Fórum de Convivência com o Semiárido

19h00: : Auditório da FAFIDAM/UECE: Mesa-redonda: Direito à água. Amanda Moreira (Injustiça hídrica na Chapada do Apodi). João Alfredo (A batalha das águas no Pecém). Liro Nobre (Luta e resistência no caminho das águas no Cariri). Mediador: Fernando Leão

21h00: Lançamento de livros: “Educación, resistencia y movimientos sociales: la práxis educativo-política de los Sin Tierra y de los Zapatistas” (apresentação: Lia Pinheiro). “Tramas para a justiça ambiental: diálogos de saberes e práxis emancipatórias” (apresentação: Raquel Rigotto).

03 DE MAIO (SEXTA-FEIRA). 08h00 às 16h00: Auditório da FAFIDAM/UECE. Do direito de lutar à luta por direitos. Encontro dos Movimentos Sociais, Movimentos Sindicais, Organizações Sociais, Coletivos e Ocupações do Vale do Jaguaribe. Fala de abertura: Jâncio Vidal (O direito de se organizar). Fala das representações: Acampamento Araguaia, Acampamento Zé Maria do Tomé, C.A História, Cáritas Diocesana, Coletivo LGBT Comunista, Confetam, CPP, CPT, CSP Conlutas, CTB, CUT, EFA Jaguaribana, FAFIDAM , Frente Antifascista, FETAMCE, FETRAECE, LECAMPO, M21, MAB, MAIE, MLT, MMVJ, MST, NATERRA, Ocupação da Cidade Alta, Ocupação do Bairro do Chico, OPA, Pastorais Sociais, Resistência na Educação, STTR, TRAMAS, Unidade Classista. Mediação: Reginaldo Araújo.

19h00: Auditório da FAFIDAM/UECE Mesa-redonda: Direito à educação e à participação política. George Bezerra (IFCE de Crateús). Jarir Pereira (Frente Estadual Escola Sem Mordaça). Júlio César (Professor da Rede Estadual). Natan Júnior (Unidade Classista). Sandra Gadelha (SINDUECE). Thiago Valentim (EFA Jaguaribana). Mediadora: Zeuza Freitas

04 DE MAIO (SÁBADO): Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Limoeiro do Norte 08h00: Direito à vida e à saúde - Cine-debate “Chapada do Apodi - morte e vida”. Debatedores: Representação do STRR de Apodi, Talita Furtado (Núcleo Tramas) e Fernando Carneiro (Fiocruz Ceará). Mediador: Lucas Mendes
19h00: Acampamento Zé Maria do Tomé (Limoeiro do Norte). Atividade cultural – Ensaio aberto da quadrilha junina Festeja Siará

05 DE MAIO (DOMINGO) o dia todo: Aniversário de 5 anos do Acampamento Zé Maria do Tomé, comemorando as lutas e as conquistas trilhadas pelos caminhos da resistência na construção de um projeto de assentamento irrigado agroecológico na Chapada do Apodi.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também