TV Jaguar

Postado em 06/05/2019 às 09:15:00

compartilhar

Limoeiro do Norte: Prefeitura EMBARGA obra que demoliu prédio histórico

Limoeiro do Norte: Prefeitura EMBARGA obra que demoliu prédio histórico

Na última semana Limoeiro do Norte foi surpreendida com a demolição de um dos seus imóveis mais belos e de maior valor histórico. Com sua fachada graciosa, guardiã da história da cidade que remonta às primeiras décadas do século passado, esta “elegante senhora” testemunhava ao longo de várias décadas, o cotidiano da cidade no entorno da Catedral.

No amanhecer do primeiro dia do mês de Maio (feriado), as autoridades e a cidade foi literalmente surpreendida com a mudança na paisagem na Rua Serafim Chaves, com a derrubada da fachada, um lamentável desrespeito à memória e a história da cidade, através da aniquilação do que resta de seu patrimônio arquitetônico.

Procurada pela reportagem da TV Jaguar, a Secretária Municipal de Urbanismo de Limoeiro, a arquiteta Alane Holanda, esclareceu que "A administração municipal através da SEURB é sensível à questão da preservação do patrimônio e CONDENA a atitude da demolição, tendo sido, tanto quanto a população, surpreendida pela mesma.

A Secretária Alane frisou ainda que neste sentido, "qualquer intervenção deveria ser anteriormente submetida à aprovação por meio de projeto e só deveria ser iniciada após seu licenciamento ".

Diante desses fatos e das denúncias que chegaram no feriado do dia do trabalho, a Prefeitura agiu rápido, interditando a obra no mesmo dia 01/05, mas já era tarde, uma vez que rapidamente as máquinas já haviam colocado a baixo o patrimônio. Logo no dia 02/05/2019 a OBRA FOI EMBARGADA pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, com base na legislação urbana: Plano Diretor Municipal e Código e Obras, sem data para liberação.

A queda da fachada do prédio histórico no centro da cidade reacende a necessidade dos limoeirenses observarem, conservarem e valorizarem mais o seu patrimônio histórico, principalmente diante do crescimento da cidade e modernização dos espaços centrais.

 

 

Fonte: Tv Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também