TV Jaguar

Postado em 10/06/2019 às 12:00:00

compartilhar

A estufa e suas etapas em uma cultura - Série IFCE Itinerante

A estufa e suas etapas em uma cultura - Série IFCE Itinerante

Em uma estufa, dentro do projeto do IFCE na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte, a principal atividade é a verificação do processo de produtividade das culturas instaladas, porém em casos mais específicos são aplicados tipos de estresses as plantas.

A aplicação é feita a partir da diminuição hídrico, com a menor quantidade de água possível para sobrevivência da cultura em observação. Outro ponto a ser destacado é a temperatura que é muito elevada dentro da estufa chegando a quase 60 graus no período da tarde, entre 13:00 e 14:00 horas. Esse é o estresse térmico e aí a partir daí são feitas algumas verificações como por exemplo a incidência de flores e a capacidade da polinização, porque a flor masculina em altas temperaturas no caso do melão ela fermenta o pólen muito rápido.

A ideia é propagar essas plantas em campo, avançar a geração e ver se a resistência que elas ganharam na estufa, trará resultados melhores no campo, principalmente em épocas chuvosas após a exposição das plantas no campo. Após a conclusão de todo processo ocorrido tanto na estufa quanto em campo das diversas culturas, é feito um estudo em laboratório para ver a qualidade desse fruto e como ele se comportou dentro de todo o processo. Vale ressalta que o estudo que é feito na estufa pode resultar por exemplo em uma melhor qualidade do próprio fruto em relação a sabor e resistência.

 

 

Assista matéria completa:

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Jucelino Castro

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também